terça-feira, 5 de março de 2013

Dominguinhos



ForrozeirosPE: Você fez primeiro carreira de musico. Por que depois resolveu cantar?

Dominguinhos: No meu primeiro disco em 64, eu já gravei oito músicas cantando e nunca mais parei de cantar. Eu sempre digo que gosto mais de solar o acordeon de que realmente cantar. Uma vez, Luiz Gonzaga observou que eu tocava fazendo muita pirueta com a sanfona, mas não conseguia nada, só consegui minhas coisas louváveis realmente quando eu comecei a cantar. Então, fui musico no começo da carreira, mas me tornei cantor para satisfazer as pessoas que gostavam de ouvir minhas musicas eu tocando e cantando ao mesmo tempo.


ForrozeirosPE: Seu pai era musico e o afinador de foles. Foi com ele que você aprendeu a tocar acordeon?


Dominguinhos: Meu pai tocava oito baixos. Primeiro meu irmão Moraes aprendeu. Depois, foi a minha vez, mas era sanfona de oito baixos.


ForrozeirosPE: A esposa Guadalupe teve alguma influencia na sua carreira?


Dominguinhos: Guadalupe veio muito depois. Anastácia antes foi a minha parceira de 210 músicas e foi quem exerceu grande influencia na minha carreira. Guadalupe teve importância também porque foi a minha parceira e uma grande parceira.


ForrozeirosPE: E a influencia em sua vida do eterno Rei do Baião, Luiz Gonzaga?

Dominguinhos: É total. Gonzaga me influenciou totalmente. Eu comecei a tocar com ele muito novo e ai essas coisas todas vão associando a pessoa cada vez mais. Viajei com ele, fui motorista dele, tocava a sanfona abrindo show. Foi uma vida incomum, realmente extraordinária.


ForrozeirosPE: Qual a música de Gonzaga que você não deixa de cantar em seus shows?

Dominguinhos: Asa Branca (risos).


ForrozeirosPE: Antes se ouvia forró apenas pelas bandas de cá. Hoje o forró tomou conta do mundo. A quem você atribui a popularização do movimento forrozeiro?

Dominguinhos: Eu acho que influencias das bandas que Emanuel Gurgel criou em Fortaleza tiveram uma parcela muito boa. Apesar de não haver legitimidade, não ser o verdadeiro forró, não há por que negar que eles fizeram uma boa propaganda da musica nordestina. E o pé de serra continuou do mesmo jeito sempre ali presente, nunca deixou morrer.


ForrozeirosPE: Vários sanfoneiros tiveram uma grande influencia do seu trabalho, como é o caso do Cezzinha, entre outros...


Dominguinhos: Cezzinha é muito novo. Sanfoneiro novo não tem muita influencia minha não. Os que tem são os antigos: Sivuca, Orlando Silveira, Tinoca. Os jovens de hoje não sabem quem foi Sivuca, como muitos desconhecem Carmélia Alves, que era a rainha do baião, foi uma influencia muito grande da música nordestina, Anástacia é uma grande cantora de baião, compositora ai vem as influencias dos sanfoneiros novos como Cezzinha tem 20 poucos anos, Gennaro é novo ainda, mas teve uma influencia muito grande no Trio Nordestino. Todo mundo é culpado. Cada um tem o seu pedacinho, mas temos que louvar os que estão deixando e os que estão levando a diante.



ForrozeirosPE: Qual o conselho para os cantores e sanfoneiros que estão começando agora?


Dominguinhos: Eu acho que o melhor conselho que posso dar é que a pessoa estude, não toque errado, toque certo, aprenda! Nós temos aqui grandes sanfoneiros como Cezinha, Marcelo de Feira, grande acordeonista Genaro, se eu fosse citar tem uma lista enorme. Então o conselho que dou é estudar. Tem Camarão, o grande baluarte da nossa sanfona, Arlindo dos Oito Baixos, grande afinador e tocador. Então daqui para frente é estudar , vê se toca direito. Nós temos ai o Beto Hortis, muito bom também, é gente demais tocando bem.


ForrozeirosPE: Deixe aqui uma mensagem para os fãs que acompanham o seu trabalho e agradecimentos gerais.
Dominguinhos: Eu quero agradecer as pessoas que me seguem, escutam o que eu faço, escutam o que eu canto, escutam o que eu toco o meu muito obrigado! O que eu faço da vida agora é agradecer e pedir a Deus mais saúde para continuar tocando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário